GRADE MECANIZADA TIPO CORRENTE

 

A grade tipo Correntes é geralmente instaladas em plantas de tratamento de água, esgoto, doméstico ou industrial, onde no efluente existem consideráveis volume de sólidos grosseiros que possam prejudicar ou interromper a operação de equipamentos subsequentes. O mecanismo de limpeza consiste em rastelos de aço espaçados convenientemente e fixados nas duas extremidades as correntes. Adequadamente para remover os detritos retidos na grade.

 

O rastelo inicia sua operação, encaixando-se, entre as barras da grade, no fundo do canal e movendo-se através de grade no sentido ascensional. No ponto de descarga um raspador automático em aço remove os detritos removidos nos dentes do rastelo de limpeza, os detritos serão descarregados acima do canal em uma caixa de coleta ou caçamba.   

 

O acionamento será dimensionado para atender totalmente as condições operacionais solicitadas. O motor e redutor serão montados em base de aço rígida, sendo o motor elétrico totalmente fechado com ventilação externa. A grade deverá ser fixada no fundo do canal sendo que um espaçador pivotado instalado na parte superior da grade mantém o espaçamento para o perfeito funcionamento do rastelo de limpeza.

 

 

GRADE MECANIZADA TIPO CREMALHEIRA

 

A grade é constituída por barras retangulares posicionadas de forma a se obter o espaçamento correto ocupando a largura total do canal.

 

As barras são retas e inclinadas a 80° com a horizontal. A grade terá sua parte inferior fixada a uma chapa chumbada no recesso existente no fundo do canal. Na sua parte superior a grade será fixada na placa morta.

 

A cremalheira, projetada para trabalhar com rodas de aço endurecido, deverá ser instalada em cada estrutura guia.

 

Os detritos retidos serão removidos por meio do conjunto de rastelo, que é projetado para trabalhar com a grade de barras.

O conjunto do rastelo é constituído de um braço e um pente raspador fixado na extremidade.

 

O braço do rastelo é suportado e acionado pelo conjunto motriz.

 

O eixo de saída do acionamento, montado no conjunto motriz, tem um pinhão fixado em cada extremidade.

 

Trilhos guias, sobre os quais as sapatas de desgaste deslizam, guiarão o braço do rastelo desde o início da raspagem até a descarga de sólidos.